Análise Diacrônica (História do produto)

on quinta-feira, 9 de julho de 2009


A história do cartaz

O cartaz ou pôster é um meio de comunicação feito geralmente em papel e fixado em locais visíveis. O principal objetivo de um cartaz é passar informações visualmente, embora muitas vezes seja usado para decorar.

No Brasil cartaz é usado quando se quer promover algo ou alguém, ou seja, vender alguma coisa, já o pôster é utilizado mais com caráter artístico e decorativo. Resumindo, cartaz tem apelo funcional e pôster apelo estético, embora muitas vezes eles estão inserido juntos.

O primeiro cartaz que se tem notícia era sem imagens, foi feito por Saint-Flour na metade em 1454. No século XX o cartaz ajudou no desenvolvimento do design moderno, o Design Russo foi muito influente na evolução do cartaz europeu e na escola Alemã de Bauhaus. A característica do cartaz russo era a mistura de vanguarda artística com propagandas governistas soviéticas.

Com o surgimento da litogravura, no final do século XIX, a cor começou a fazer parte dos cartazes. A evolução da indústria gráfica e o surgimento do fotolito possibilitaram maiores quantidades de reprodução dos cartazes e sua utilização ganhou proporções enormes.

0 comentários:

Postar um comentário